Apresentamos a seguir informações sobre a segunda fase do ENA 2021.

Conforme disposto em edital de re-retificação datado em 1º de fevereiro de 2021, informamos aos candidatos e candidatas ao ingresso no PROFMAT UFVJM que NÃO SERÁ POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DA PROVA PRESENCIAL. Essa decisão respeita orientação interna (vigente) que autoriza processos seletivos na pós-graduação, permitindo esse processo de forma remota. Essa possibilidade já havia sido prevista no Edital ENA 2021, e por essa razão estamos fazendo este comunicado.

Destaques no Edital de Retificação:

 

4.6.1.1 No dia 12 de fevereiro de 2021, caso seja verificada a impossibilidade de realização da prova presencial pelas autoridades sanitárias locais ou regionais ou órgãos superiores da Instituição Associada esta fase será realizada de acordo com o item 4.7.

4.7.1 No dia 12 de fevereiro de 2021, caso seja verificada a impossibilidade da realização da prova presencial pelas autoridades sanitárias locais ou regionais ou órgãos superiores da Instituição Associada em razão da pandemia da Covid-19, a prova presencial da Fase única / Segunda fase será substituída por:

  1. a) prova discursiva online para candidatos dos campi dos Grupo 1 e Grupo 2.1 do Anexo 1, realizada no dia 20 de fevereiro de 2021, com duração máxima de 90 (noventa) minutos, iniciando-se às 14h e com término às 15h30 min, horário oficial de Brasília, e constituída por 06 questões. O horário limite para acesso às salas virtuais de prova é 13h45 min. A prova será aplicada de acordo com os itens 4.5.4 a 4.5.11. O período equivalente ao item 4.5.12 será de 16 a 18 de fevereiro de 2021.”

 

Formalizando:

2ª Etapa PROFMAT UFVJM será realizada pela plataforma do ENA 2021 (https://ena.profmat-sbm.org.br).

Data: 20 de fevereiro de 2021

Horários:

Acessar o sistema do ENA 2021 a partir das 13h (horário de Brasília) do dia 20/02/2021.

Cada candidato deverá fazer o Login com CPF e senha já cadastrados (cuidado com as configurações de teclado e acionamento das funções “FN” “Caps lock” e “Num lock”, pois muito dos problemas de acesso com senha incorreta tem acontecido por ativação ou não dessas funções.

Verifiquem antes esse acesso, preferencialmente deixem aberto apenas o navegador indicado pela coordenação e desabilitem as atualizações que requeiram reiniciar o sistema operacional (Essa são medidas que podem evitar travamentos e perda de acesso).

Na plataforma do ENA 2021, após realizar o acesso, o candidato deverá acessar o “Exame Virtual”. Encontrará informações importantes sobre os procedimentos recomendados durante a realização da segunda etapa do ENA 2021.

Atenção!

A partir das 13h poderá fazer o acesso no sistema ENA 2021.

Deverão acessar o sistema da prova até as 13h 45min.

Deverão capturar a foto no ENA até as 13h 59min.

Importante: Como há procedimentos a serem realizados antes do início da prova, recomendamos que acessem o sistema e capturem a foto com antecedência.

 

Haverá informações mais detalhadas sobre a realização da prova e envio de arquivos na tela inicial do Exame virtual ou por meio de comunicado das coordenações.

 

Além das informações que receberão no dia da prova, podemos informa que:

  1. a)       Não será permitido o uso de lápis. Deverão usar caneta, preferencialmente esferográfica preta para contraste após digitalização;
  2. b)      A prova iniciará às 14h (horário de Brasília);
  3. c)       A prova é composta por 6 questões que serão todas exibidas ao mesmo tempo;
  4. d)      O término da prova será às 15h 30 min (horário de Brasília);
  5. e)      Deverão se posicionar à frente da câmera para que se enquadrem durante a resolução e seja possível vê-los e vê-las respondendo as questões;
  6. f)        Cada questão deverá ser respondida em uma folha de formato A4 e utilizando apenas um dos lados com a identificação escrita do candidato;
  7. g)        Será permitida a utilização de uma, e apenas uma, folha de formato A4 para rascunho;
  8. h)      Antes do início da prova todos os lados de todas as folhas deverão ser enquadrados na frente da câmera;
  9. i)        A qualquer momento o fiscal poderá solicitar que enquadre novamente a folha na câmera;
  10. j)        Após o término da prova as folhas de questões deverão ser fotografadas ou escaneadas (com nitidez) e enviadas (Haverá orientações sobre esse procedimento).

 

Lembrem-se vocês vão ser monitorados o tempo todo!!!

 

Recomendo que leiam novamente e atentamente o edital e suas respectivas retificações, e revejam datas e procedimentos vigentes. Dentre essas informações destaca-se:

  1. a) o candidato não poderá se ausentar do local que realiza a prova ou ficar fora do campo de imagem da câmera;
  2. b) não poderá usar fones de ouvido.

 

Atenciosamente,

 

Coordenação PROFMAT UFVJM

Comments are closed.